Grazi + Carlos, Ilhabela SP
Compartilhe
Já pensou em se casar em Ilhabela?
Pois bem, este post se trata de um casal muito querido, a Grazi e o Carlos, que pensaram fora da caixa e organizaram o Mini Wedding deles de uma forma magnífica, original e na medida deles!
Com base nesse lindo casamento que fotografamos em Ilhabela, resolvi fazer um post bem legal a respeito de casamentos por lá.
Segue um apanhado de informações pra você que está querendo fazer um Pre Wedding ou mesmo se casar na Ilhabela:
Pois é, o paraíso tropical está localizado a mais ou menos 200 quilômetros de São Paulo, em uma área preservada pela Mata Atlântica, cercada por cachoeiras e com mais de 40 praias à disposição.
Ilhabela é a 3ª maior ilha do litoral brasileiro. O local perfeito para noivos que querem fugir do óbvio e ter uma cerimônia inesquecível. Isso porque conta com todas as facilidades de um destination wedding: proximidade com a capital, cenário paradisíaco, infraestrutura de qualidade e espaço para acomodar seus convidados.
São várias opções de restaurantes, cafés, pousadas e hotéis oferecidos em Ilhabela.
E, para te ajudar a entender todos os benefícios e alguns atentos a para se casar ou realizar um ensaio em Ilhabela, montamos esse especial com dicas e imagens de Ilhabela!
CENÁRIO PARADISÍACO
É fato que o local tornou-se um dos queridinhos dos casais paulistanos.
Esse favoritismo tem vários fatores: praias, cachoeiras, pontos de mergulho e muitas aventuras.
Além disso, já foi eleita como “Melhor Destino de Praia do Brasil” (prêmio concedido pela Revista Viagem e pelo Guia Quatro Rodas).
De acordo com o site TripAdvisor, Ilhabela é também umas das 10 melhores ilhas da América do Sul.
Aliás, é no meio de tanta paisagem azul e verde que os visitantes poderão observar e conviver com cerca de 300 espécies de aves e uma fauna riquíssima, entre baleias, golfinhos e muuitos outros animais marinhos.
PRÉ E PÓS WEDDING
Boa parte das celebrações matrimoniais em Ilhabela se estendem por todo final de semana e por isso não é incomum que os noivos e seus convidados aproveitem o tempo extra para desbravar o local.
A Ilhabela tem uma das infraestruturas turísticas mais completas e sofisticadas do Brasil, contando com gastronomia impecável e pousadas mega charmosas. No entanto, vale lembrar, que as hospedagens por lá são caras!
Principalmente após a pandemia, o preço do metro² por lá disparou!! Isso porque muita gente que tinha casa por lá resolveu aproveitar a brecha do sistema home office, fez as malas e #partiuIlhabela com o intuito de não voltar mais para a poluição e stress dos centros urbanos.
Pra quem for ficar alguns dias além das fotos e se tem mais tempo para aprovaitar dá até para encarar as aventuras das milhares de trilhas ou simplesmente conhecer as famosas praias de Bonete, Castelhanos e Saco do Eustáquio, que permanecem intocadas. Mas atente-se aos borrachudos!! Por serem praias muito preservadas e com bem pouca interferência humana, os insetos reinam por ali.
O único repelente que eu ( Davi Chaim ) recomendo pra usar por lá é o Exposis Extreme. Fora ele, pra mim, nenhum outro foi eficaz e é este que eu recomendo para os nossos clientes, que os levamos para lindas fotografias por lá.
As águas em Ilhabela costumam ser límpidas, oferecendo aos visitantes paisagens de tirar o fôlego.
Para os noivos mais festivos, há também empresas especializadas em embarcações para festas em alto-mar! É sensacional!
CASAMENTOS DIURNOS
Tal como acontece nos casamentos da cidade, as celebrações em Ilhabela também sofrem restrições em relação ao horário. A partir das 22h, por exemplo, os decibéis são controlados em toda a ilha para evitar importunações. Por isso, os espaços de eventos, geralmente, só funcionam até às 2h da manhã. No entanto, é preciso lembrar que os casamentos na ilha costumam começar por volta das 15h30. Ou seja, dá tempo de aproveitar e curtir bastante!
O clima em Ilhabela é predominantemente tropical litorâneo úmido, o que significa que lá é (quase sempre) quente e úmido, com temperatura média anual de 24,8°C. Mas a sensação térmica é maior. Venta um pouco pra amenizar o calor? Venta!!
Use opções de cabelo que fiquem legais ao vento pois mesmo que você, noivinha, quiser fazer algo mais elaborado, o vento vai desmanchar tudo em pouco tempo.
CASAR EM ILHABELA: E AS PRAIAS PÚBLICAS?
Se você não quiser investir em espaços especializados, também é possível casar em Ilhabela em uma das praias públicas. Para isso, é preciso conseguir – antecipadamente – uma autorização da prefeitura.
O valor do alvará dependerá do tamanho da cerimônia, da estrutura e da área que será reservada.Ao que sei, o preço começa em torno dos R$5,00 por metro quadrado para espaços vazios, mas nesses casos é bom lembrar: a cerimônia vai estar sujeitas a olhares curiosos dos passantes.
TRANSPORTE
O transporte em Ilhabela é sempre uma das maiores preocupações. Aos finais de semana, feriados e final do ano a ilha literalmente TRAVA!!
Se quiser mais tranquilidade e sem muita gente saindo nas suas fotos, procure ir fora de temporada.
O fluxo para a ilha depende de balsas para acessar do Continente / Ilha e Ilha / Continente. E lá dentro muitos dos passeios são feitos via mar, por barcos.
Tem também jipes e off roads. E pra você que tem seu próprio 4x4 mas não é um grande veterano da modalidade, EVITE colocar seu jipe em aventuras de lá. E porquê, Davi??
Pois se quebrar alguma peça no trajeto é muito difícil encontrar peças e mão de obra, além do quê o guincho por lá é também bem caro! E aí, o que era pra ser um prazer se torna um pesadelo.
Lá tem empresas de turismo que oferecem uns passeios off roads legais com 4x4.
Dentro da ilha também tem um grande fluxo de carros mas com organização e seguindo as dicas acima dá para fugir dos horários mais concorridos e até mesmo agendar o acesso à balsa.
Tente ao máximo evitar a hora do rush na noite de sexta-feira e no final de tarde do domingo.
Para os mais arrojados, a Ilhabela também conta com helipontos e transfers especializados para eventos.
MINI WEDDINGS
Casar na primavera (Setembro ,Outubro e Novembro) é legal mas muito concorrido também; os preços sobem bastante!
Minha dica são os meses: Março, Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto.
Estes meses são ideais para cerimônia ao ar livre por conta do clima romântico da Ilha e por ser uma época com menor risco de chuvas. Praticamente a cerimônia na praia e o por do sol ficam garantidos.
Se a preocupação é por ser outono ( Abril, Maio e Junho) saiba que o período favorece o casamento pela manhã ou a tardinha trazendo um charme super especial!
O clima mais ameno transforma a Ilha em um local envolvente e aconchegante, onde o azul do céu se confunde com o azul do mar, uma época com uma luz exuberante.
Até o inverno tem seu glamour na nossa Ilha, com um friozinho leve não tão rigoroso e sugere uma cerimônia mais a tarde ou a noite com mais requinte.
Como é um período considerado mais tranquilo, por conta da baixa temporada, fica mais fácil a contratação dos serviços para realização do casamento nos meses de Junho e Julho.
O lado bom da temporada de verão é que pode ser um período que pode favorecer a vinda dos convidados, fazendo com que aproveitem também o período de férias. Mas vale lembrar: Nessa época possui bem maior procura de reservas em hotéis, pousadas e casas e isso acaba encarecendo bastante o orçamento de todos os envolvidos. Mas se isso + o trânsito + a ilha cheia não for problema pra você e o seu helicóptero e iate privativo (rs), vá sem medo!
Na fotografia, os dias mais longos e de muito sol do verão brasileiro atrai também turistas estrangeiros e permitem que os casamentos na praia no final da tarde ou pela manhã tenham momentos mais descontraídos, como roupas mais coloridas, esvoaçantes e leves.
Enfim, espero ter ajudado com essas dicas selecionadas a dedo pra você que está super afim de fazer suas fotos de Pre Wedding ou mesmo de Casamento e Mini Wedding na Ilhabela.
Segue abaixo um dos nossos trabalhos fotográficos de casamento feitos por lá!
por Davi Chaim